Como Manter o Foco e Alcançar Resultados Top em 2024?

     

Foto de Kai Pilger na Unsplash   

O Início de um novo ano é sempre uma fase de balanços, resoluções e decisões pessoais na vida de muita gente. Talvez por isso, o mês onde se registra maior número de inscrições na academia é Janeiro... mas a partir de Março existe uma enorme quebra nas utilizações diárias e começam os Cancelamentos.

O difícil não é começar, mas sim manter a disciplina durante todo o ano!

Aprenda o que fazer para manter a disciplina e a resiliência do treino...
 
A prática de Exercício Físico é muito importante na vida de quem quer se manter saudável e em forma. Por isso as Academias estão cheias de gente a se inscrever todos os meses, não só em Janeiro... e também muitos utentes cancelam nesses meses... numa enorme porcentagem as desistências são de pessoas recentemente inscritas (até 3 meses). São muito raros os casos de pessoas que mantém a inscrição ativa todo o ano, com idas frequentes à Academia. 

    Para quem malha em casa é ainda pior. Sem o lado social, as luzes, a música convidativa, as aulas de grupo, os instrutores, fica muito mais difícil a tarefa de manter a disciplina de treino.

    Quem vai iniciar necessita que o Instrutor seja claro na informação que passa, para dar uma bagagem mental de preparação para o futuro e também evitar dissabores. Os profissionais mais competentes não excluem o lado psicológico a ser trabalhado com o aluno. Por isso, os melhores explicam como existirão momentos de paragem dos treinos, planeados ou não, ao longo de todo o ano e determinam como deve ser encarado o treino durante ou após esses períodos. 

Vou dar alguns exemplos:

- Férias

- Doença

- Épocas Festivas (Natal, Passagem de Ano, Carnaval)

- Viagens

- Lesões ou pequenas cirurgias

    No meu caso pessoal, recentemente precisei de parar uma semana, pois fui submetido a uma pequena cirurgia dentária. Isto ocorreu numa altura em que me sentia em condições de mudar o plano de treino para algo mais avançado mas, dadas as circunstâncias decidi manter o treino no decorrer da semana anterior à cirurgia, para evitar um retrocesso ainda maior. Assim, na semana seguinte consegui manter os treinos normais que tinha feito até então, sentindo apenas uma ligeira quebra, mas que não impediu de terminar os exercícios. Na semana seguinte mantive o treino, embora com mais facilidade e foi então que alterei o plano.

Caso não tivesse feito deste jeito e tivesse alterado o plano de treinos logo quando senti que o poderia fazer, sentiria uma quebra muito grande logo após a paragem e não só o corpo ressentiria como também a parte psicológica ficaria abalada com o fracasso. Por isso costumo dizer que a chave para o sucesso no Treino (e não só) é - Planeamento.

Como Planear a sua Rotina de Treinos?

Independentemente da fase em que se encontra, seja a iniciar ou já com anos de experiência, deve planear um Macrociclo de treino. É chamado Macrociclo porque parte de uma visão Macro do treino, ou seja, a longo prazo.

Assim, é importante determinar ciclos anuais de Treino. Nesse plano deve incluir as paragens previstas, Épocas festivas, férias, períodos em que sabe que existirá excesso de trabalho... Para esses períodos do ano deve determinar objetivos realistas e perguntar-se - Preciso parar totalmente ou consigo fazer alguns treinos? Com base nas experiências passadas, conseguirá entender que tipo de abordagem poderá ter.

Por vezes o que vai observar é que, quando só precisa de parar uma semana, poderá até sentir-se em melhor forma do que antes. Isto porque após várias semanas ou meses de treino poderá ser benéfica e até necessária. Mas isso não é sempre linear, o mais normal é existir uma quebra no rendimento e deverá estar mentalmente preparado para isso, especialmente quando as paragens são mais longas.

Poderá acontecer que existam acontecimentos imprevistos na sua vida que obriguem a parar os treinos. Também para estes momentos, deverá estar preparado. Por exemplo, realizar um treino mais simples com menos frequência ou caso a paragem tenha de ser total, dar um passo atrás no programa de treinos (por exemplo, menos séries, menos carga ou menos repetições). 

Saber como abordar estes momentos é determinante para o sucesso do seu plano de treinos. Mais importante do que manter a disciplina do treino é saber reagir às circunstâncias da vida. O treino não deve ser tudo na sua vida, deve integrar a mesma. Essa forma de encarar é, de longe, a mais saudável. Se for ou quiser se tornar um atleta profissional, isso fica para outro artigo...

Que 2024 seja um ano de muito sucesso e saúde para Si!