Kegels no Combate à Incontinência Urinária

 A maior parte das pessoas já ouviu falar de exercícios Kegel e terá pelo menos uma vaga noção do que é e que deveria ser feito mais regularmente. Atualmente já existem várias marcas a comercializar aparelhos e gadgets para ajudarem no fortalecimento dos músculos do "pavimento pélvico". 

As necessidades de reabilitação pós-menopausa e pós-gravidez, vieram acordar a industria no sentido de investir em equipamentos inovadores.

Quatro coisas que o Pavimento Pélvico faz e porque falha regularmente

1. Mantém os orgãos, dentro dos limites pélvicos (útero, bexiga e intestino).

2. Mantém o esfíncter fechado, a menos que o queiramos relaxar na ida ao WC.

3. Estimula as sensações sexuais

4. Trabalha em conjunto com os restantes músculos para fornecer um correcta postura ao tronco

No entanto, por vezes, o pavimento pélvico tem falhas nas suas funções e entre as queixas mais comuns são o prolapso de orgãos e a incontinência urinária.

As estatísticas são esclarecedoras. Pelo menos 1 em cada 3 mulheres vão sofrer de incontinência urinária em algum momento das suas vidas, especialmente se tiveram bebés. Outros factores de risco são levantamento de pesos pesados, obstipação, obesidade, cirurgias na zona pélvica e alterações hormonais.



O Pavimento Pélvico em Forma!

A primeira linha de tratamento para a incontinência e prolapsos, passa pelo fortalecimento do pavimento pélvico com exercícios kegel, acompanhado por mudanças ao estilo de vida para manter a bexiga e intestinos saudáveis, bom condicionamento físico geral e controlo de peso.

Fisioterapeutas e Técnicos superiores e exercício físico estão em condições de prescrever e aconselhar os exercícios adequados. Pode acontecer que existam dificuldades em realizar os exercícios de forma autónoma e até não ter acesso a um fisioterapeuta ou técnico especializado. Nestes casos podem ser úteis aparelhos de biofeedback que vêm muitas vezes acompanhados por apps que ajudam a manter o planeamento.

Manter a motivação pode ser desafiante. Os estudos demonstram que apenas após 6 a 12 semanas de treino, começam a ser visíveis os resultados.

Os aparelhos funcionam?

Apesar das pesquisas sugerirem que os aparelhos podem ser úteis no fortalecimento do pavimento pélvico, algumas mulheres não consideram útil o treino com o auxílio destes aparelhos. Barreiras como a privacidade, dificuldades no "set up" do material e problemas de conexão, preço e distração por causa da tecnologia, são referidas.



Conclusões

Os estudos destacam claramente a utilização de exercícios kegel para fortalecimento do pavimento pélvico, como forma de controlar a incontinência e prolapso de orgãos. Este treino é mais eficiente sempre que acompanhado de um profissional especializado.

Apesar das evidências referirem alguma utilidade, os estudos ainda não são totalmente esclarecedores acerca da mais valia da utilização de gadgets e aparelhos de biofeedback. De qualquer modo não se deve desencorajar quem queira recorrer a estas tecnologias, até porque o melhor tipo de exercício é aquele que se mantém.