Com as mais recentes alterações no mundo, devido aos efeitos da COVID-19 na sociedade em geral, o trabalho de escritório começou a migrar em grande escala para teletrabalho. Em todo o mundo, são milhões de pessoas que viram a sua vida profissional entrar pelas suas casas adentro. Existindo, obviamente, coisas boas com esta alteração (como possibilidade de gerir melhor o seu tempo ou estar no conforto do lar) aparecem também desafios importantes, como:
- Tendência a procrastinação por falta de energia;
- Deterioração da forma física e bem-estar psicológico;
- Lidar com diversos fatores de distração enquanto trabalha;
- Fundir as tarefas domésticas com as profissionais;
Várias pessoas me têm perguntado acerca de que exercícios poderiam fazer num contexto destes. Assim, aqui vai uma resposta possível:
1. Hidratar
Antes de qualquer exercício, lembre-se de se manter hidratada. Beber água pode ser uma grande ajuda no controlo de peso e uma ajuda importante para o seu metabolismo, para além de ser determinante para a saúde. Ter uma garrafa de água (opte pelas ecológicas) em cima da mesa é uma ajuda. Se preferir pode optar por colocar alarmes no telemóvel para se lembrar de beber.
2. O caminho
É importante fazer pequenas pausas para manter a cabeça fresca e as ideias arrumadas para trabalhar, aproveite para ir jogar o lixo, passear o cão ou, nos dias em que tem de se deslocar ao escritório estacione longe e caminhe até lá… sim, mesmo que isso implique levar duas resmas de papel bem pesadas, quer melhor exercício?
3. A Bola
Usar uma bola suíça em vez da cadeira ajuda a trabalhar os músculos do “core”, responsáveis pela postura, para além de queimar calorias. Quando começar a sentir que já não consegue manter uma boa postura, regresse à cadeira para recuperar e depois de uns 20-30 minutos pode voltar a utilizar a bola.
4. Glúteos
Um exercício que pode fazer enquanto enquanto está a “picar” dados no Excel, é contrair os glúteos durante 5 a 10 segundos, relaxar e voltar a repetir o número de vezes que conseguir.
5. Gastrocnemios (Gémeos)
Levante-se um pouco e, com o peso do seu próprio corpo, coloque-se em “bico de pés” aguente 2 segundos em cima e regresse com o calcanhar ao chão. Sinta os músculos “arderem” depois de cada repetição. Tente aumentar o número de repetições a cada dia.
6. Adutores
Coloque os dois punhos entre os joelhos e aperte para trabalhar os músculos da parte interna da coxa. Mantenha a posição durante 5-10 segundos e depois relaxe, volte a repetir enquanto conseguir.
7. Abdução
O movimento oposto irá trabalhar todos os músculos responsáveis pela abdução das coxas, incluindo os glúteos (mais uma vez). Neste exercício deverá afastar as coxas e pressionar com as mão na parte externa do joelho, dessa forma também trabalhará os membros superiores. Mais uma vez, mantenha a posição por 5 a 10 segundos e repita.
8. Círculos
Levante os seus braços e mantenha-os à altura do ombros, com os braços fechados descreva meio círculo para a frente até as mãos tocarem uma na outra. Faça-o durante 30 segundos, depois descanse e faça mais 30 segundos para trás, apenas apertando as costas como se quisesse juntar os braços.
9. Extra! Peso do corpo
Se está em casa, em teletrabalho, seguramente não terá de se preocupar com os olhares dos colegas. Por isso, nas suas pausas, pode fazer uma série de exercícios desafiadores:
- Agachamentos
- Lunges
- Push-ups
- Pranchas
Chegará ao fim do dia, com um treino praticamente feito que será muito útil para o seu bem-estar mental e físico.
Espero ter ajudado!