Cross-Training



O Cross-Training pode ser entendido como uma combinação de exercícios que trabalham diferentes partes do corpo. Pretende oferecer uma condição física diversificada. Isto é, um atleta que corra 12km cinco vezes por semana, estará numa excelente forma física… mas apenas na sua especialidade, que é a corrida. O objectivo do Cross-training é fornecer uma melhor capacidade física em vários campos e diminuir a tendência de lesões.

O Cross-training deve ser utilizado para desenvolver uma condição física mais ampla e diversificada, diminuir a probabilidade de lesões, trabalhar os diferentes grupos musculares e reduzir a monotonia do treino. Vários estudos apontam que o uso de dois ou mais tipos de exercícios aeróbios no seu regime de treino podem funcionar como estimuladores e potenciar adaptações importantes no organismo.

Ao combinar diferentes formas de exercício, evita que os mesmos grupos musculares e articulações sejam solicitados repetidamente da mesma forma. Como consequência, tende a reduzir a probabilidade do seu corpo ser agredido pelo excesso de exercício repetido.
Além disso, foi mostrado também que pode ter um efeito muito positivo sobre a adesão dos indivíduos a longo prazo para um tipo específico de actividade.

Alguns benefícios do Cross-training

• Reduz a falta de motivação para o exercício;
• Permite-lhe ter flexibilidade com os seus programas de treino e necessidades;
• Produz um nível superior de capacidade geral;
• Melhora o nível de todo o corpo, não apenas alguns grupos musculares;
• Reduz o risco de lesão;
• Trabalha alguns músculos enquanto outros descansam e recuperam;
• Por vezes consegue continuar a treinar enquanto lesionado;
• Melhora a sua agilidade, skills e equilíbrio.

Exemplos de Exercícios que pode utilizar do Cros-training:

Exercícios Cardiovasculares (Pense em adicionar três exercícios diferentes da lista apresentada):
- Correr
- Nadar
- Bicicleta (montanha ou RPM)
- Remar ou outro aparelho cardiovascular
- Patinar (em linha ou outros)
- Basquetebol, ténis, ou outro desporto

Treino de força
- Pesos livres
- Máquinas
- Elásticos

Flexibilidade (alongamentos, Yoga, Pilates)

A própria sessão de treino pode conter exercícios retirados das diferentes modadlidades (p.e. pilates + corrida + pesos livres + pliométrico) para provocar uma estimulação orgânica mais diversificada. 

No entanto, ao enveredar por esta concepção de treino, deve-se ter o cuidado de planear o treino de forma muito inteligente. Pois, se por um lado parece que o treino é desenhado sem qualquer critério, a verdade é que deverá ser muito bem pensado de forma a não entrar em choque com os princípios de periodização e adaptações do organismo.