HIT e Heavy Duty

Treinar para crescer

Criado por Arthur Jones e aprofundado por Mike Mentzer o HIT ou High Intensity Training, baseia-se numa filosofia de alta intensidade em detrimento do volume de treino.

Contrariando os princípios metodológicos até então utilizados, baseados num alto volume de treino, alta frequência e intensidade, Athur Jones criou um método de treino assente apenas numa série por exercício até à falha, 3 vezes por semana. Mike Mentzer, enquanto Bodybuilder, obteve ganhos extraordinários com esta metodologia.

Utilizando o HIT, Mentzer concluiu que o maior erro deste método era a frequência de treino demasiado elevada, causando um grande stress nas articulações e no músculo. Desta forma, preconizou um treino baseado em intervalos mais elevados e infrequência entre as sessões de treino, evitando a habituação do organismo.

Estudos comprovam que os resultados com este método chegam a ultrapassar os ganhos com séries múltiplas. No entanto, não é recomendada a utilização por mais de 8 semanas seguidas de treino com Heavy Duty, altura em que os ganhos começam a ser mais reduzidos.

“No Heavy Duty tem apenas uma hipótese para crescer! Não a desperdice…”
Mike Mentzer


Exemplo de uma rotina Heavy Duty:

Agachamento: 1x 6-12
Peso Morto: 1x 6-12
Supino Plano: 1x 6-12
Puxada Dorsal: 1x 6-12
Press Militar: 1x 6-12
Curl Biceps: 1x 6-12