O termo Hardgainer aplica-se a pessoas que treinam musculação com métodos de treino adequados e com cargas suficientemente elevadas para induzir modificações expressivas na massa muscular. No entanto, o aumento da massa muscular mantém-se praticamente nulo.
Muitas pessoas “escondem-se” atrás do termo Hardgainer, para justificar a sua falta de dedicação. Noutros casos, existe apenas uma fraca orientação ao nível da metodologia e nutrição.
O verdadeiro Hardgainer possui um biótipo ectomorfo (magreza excessiva) e consequentemente um Metabolismo Basal acelerado, o que provoca um consumo mais elevado de calorias em comparação com a restante população.
Intensidade e Repouso
Um dos grandes erros dos Hardgainers é levar o organismo até ao limite.
Ao passo que um falso Hardgainer, simplesmente assume que o é e não se dedica verdadeiramente. O Hardgainer descobre que o é porque, por mais que se dedique, não consegue resultados interessantes ao nível da hipertrofia.
Seguir os conselhos dos “gigantes” do ginásio – “Treina mais!” “Faz 10 exercícios por grupo muscular!” “Tens que fazer pelo menos 2 Horas de treino diário!” – pode não ser uma grande ajuda neste caso… Mas sim o primeiro passo para o Overtraining. Treinar em excesso, não concedendo as condições ideais de repouso ao organismo gera fadiga excessiva, quebra de energia e motivação. Logo, os resultados ficam cada vez mais distantes…
“O treino serve apenas para destruir massa muscular… O repouso é a chave dos resultados!”
Segundo Mike Mentzer e Vince delMonte, a solução está em treinar em períodos curtos mas com intensidade elevada. É durante o repouso, ao adoptar uma alimentação adequada e rica em proteínas que irá atingir a Supercompensação, ou seja, um estado mais elevado de condição física do que antes de realizar o treino.
No caso dos Hardgainers, os estudos indicam que o estado de Supercompensação demora mais tempo a atingir, sendo recomendado um período de repouso mais elevado, normalmente de 3 a 4 dias entre treinos.
Se for um Hardgainer e está farto de treinar duramente durante horas sem ver resultados, experimente adoptar este princípio e começará a notar as diferenças!