A celulite é a consequência de todo um conjunto de alterações ou modificações que se verificam ao nível do tecido conjuntivo subcutâneo.
Tais alterações são provocadas por:
- Vasodilatação provocada pela lentidão da circulação do sangue e linfa, não irrigando convenientemente a zona e, por isso, dificultando as suas trocas metabólicas normais;
- Retenção dos líquidos que se vão acumulando cada vez mais, aumentando as substâncias tóxicas; transformação das fibras aí existentes, o que também dificulta as trocas metabólicas entre o sangue e as células e fibras conjuntivas. Este processo conduzirá, necessariamente, à acumulação de adipócitos (células de gordura) e de toxinas celulares.
Factores de risco para a celulite
- Sexo – A celulite afecta em cerca de 98% dos casos, mulheres.
- Hormonal – Tem-se verificado que existe uma grande influência hormonal correspondente às funções do ovário, supra-renal, tiróide e paratiroide.
- Metabolismo – Entre os factores metabólicos contam-se os problemas do metabolismo hídrico (verificando-se geralmente retenção dos líquidos) e do colesterol. A celulite pode ainda ser influenciada pelo mau funcionamento do sistema hepático, havendo ainda a considerar a “superalimentação”.
- E outros factores como: Profissões que exigem uma permanência na mesma posição durante muitas horas (de pé ou sentada) e o uso de peças de vestuário que dificultam a circulação de retorno (cintas elásticas apertadas, calças de ganga elástica apertada...).
Porque surge a celulite?
- Hereditariedade;
- Má circulação;
- Desequilibrios hormonais;
- Sedentarismo;
- Stress;
A pílula também pode causar o aparecimento desta patologia, dependendo da reacção individual em relação à medicação.
As 3 Palavras mágicas: Hidratação, Alimentação e Exercício
Foto de Apostolos Vamvouras na Unsplash
Hidratação – Uma correcta hidratação, facilita as trocas de nutrientes entre o plasma e os tecidos, bem como um aumento da actividade linfática.
Alimentação – É fundamental evitar Sódio, este nutriente é responsável pela retenção de líquidos e um dos principais causadores de celulite. Assim, ingira alimentos com baixa quantidade de sal. Opte por frutas frescas, legumes e vegetais. Coma várias vezes ao dia, em poucas quantidades. Ingira fontes de proteína, tais como carne, peixe e ovos.
Exercício – Mesmo sem ir à academia, é possível fazer exercício adequado para a redução e prevenção da celulite. De qualquer forma, é muito importante que se aconselhe com um profissional de exercício para pedir orientação. Recomendo exercícios aeróbios, como corrida ou bicicleta, conjugados com um plano de treino de resistência muscular, composto com exercícios como Lunges, Agachamentos, Extensões de glúteos e Posteriores da coxa.
Seguindo estes conselhos de uma forma contínua… Ou seja, não espere ver resultados imediatos logo nos primeiros dias. E mesmo que apareçam esses resultados, não pense que já conseguiu o que queria…
É essencial mudar os hábitos e manter um estilo de vida saudável. Assim terá muito menos probabilidades de reaparecimento da celulite. Esta é a única forma de se livrar da celulite de uma forma saudável e consistente!